terça-feira, 7 de setembro de 2010

3’K-Xolas conclui oficina de cinema e lança Manifesto pela Cultura de Maravilha (SC)

No dia 28 de agosto aconteceram as filmagens do curta-metragem Tèvu Atmetimas, na cidade de Dionísio Cerqueira (SC). A produção fez parte da última etapa da Oficina de Produção em Cinema Digital, realizada de forma gratuita pela Associação 3’K-Xolas de Profissionais da Cultura em parceria com o Ponto de Cultura Arte Sem Fronteira, daquela cidade. Ao todo, foram duas semanas de aulas, onde os alunos puderam aprender sobre a origem da sétima arte até sua evolução à captação e produção em digital, para logo depois, integrarem a equipe de produção e o elenco do filme.


A oficina, ministrada pelo cineasta e presidente da 3’K-Xolas, Jone Schuster, contemplou alunos de oito cidades de Santa Catarina, Paraná e da Argentina. De acordo com Jone, que dirigiu o filme e escreveu o roteiro, “o processo foi altamente satisfatório, resultando em um curta de pouco mais de cinco minutos, que será exibido em Florianópolis em novembro, na mostra estadual de filmes produzidos por Pontos de Cultura catarinenses, em evento paralelo ao 12º Catavídeo – Mostra de Vídeos Catarinenses”. Antes, porém, o filme será lançado em Dionísio Cerqueira, em evento a ser agendado pelo Ponto de Cultura Arte Sem Fronteira.


Manifesto pela Cultura de Maravilha SC

Em reunião no dia 29 de agosto, os associados da entidade aprovaram por unanimidade a redação do Manifesto pela Cultura de Maravilha (SC), um documento que explicita o anseio dos profissionais dos mais variados setores da Cultura do município com relação à uma política pública mais clara, com definição de um órgão gestor exclusivo para o setor, direcionamento específico de orçamento municipal à Cultura, e a criação urgente de um Conselho Municipal de Cultura, além de outras reivindicações.

Segundo o presidente Jone Schuster, são evoluções naturais que a política da Cultura vem sofrendo em todo o país, com movimentos criados em decorrência da PEC 150/2003 que prevê a destinação de orçamento exclusivo ao setor em âmbito federal, estadual e municipal; e do SNC - Sistema Nacional de Cultura, que institucionaliza a política pública de Cultura nas três esferas governamentais. “Além de reivindicarmos o óbvio, expomos também itens que garantam aos produtores culturais de Maravilha o direito à liberdade de expressão, ao respeito e à dignidade, constantes em nosso lema”, explica o presidente.

Nesta semana, vários ofícios foram encaminhados às autoridades e aos órgãos de imprensa do município, apresentando a Associação 3’K-Xolas de Profissionais da Cultura e divulgando o Manifesto pela Cultura de Maravilha. Das muitas autoridades, receberam a correspondência o Secretário de Desenvolvimento Regional, Sandro Donatti, e a Gerente de Turismo, Cultura e Esporte da 2ª SDR, Iolanda de Mello Zanchett; o prefeito municipal, Orli Berger; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Max Schabarun, e o presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Desporto, Saúde e Promoção Social, vereador Ildo de Menezes. Além disto, foram encaminhados ofícios circulares ao Ministério da Cultura, à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de SC, à Fundação Catarinense de Cultura, à Rede de Pontos e Pontões de Cultura de SC e ao Conselho de Gestores de Cultura e Turismo da FECAM. “Concluímos em reunião que é necessário levar ao conhecimento destes órgãos que em Maravilha existe uma classe preocupada e atuante, que anseia participar ativamente das discussões para melhorar o setor cultural em nosso município”, explica a vice-presidente da 3’K-Xolas, a arquiteta Karine Pissatto.

A próxima reunião da entidade acontece neste domingo, 12 de setembro, onde serão tratadas sobre possíveis ações futuras, como a produção de um documentário na cidade de Campo Erê (SC), uma oficina de cinema gratuita em Maravilha (SC), e aulas de violão e contra-baixo, além do Dia Internacional da Animação, para o qual a 3’K-Xolas foi contemplada e realizará a mostra de cinema de animação em outubro, na Cidade das Crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário