segunda-feira, 6 de setembro de 2010

27 de julho de 2010: nasce a 3'K-Xolas!

Foi fundada na cidade de Maravilha (SC) no dia 27 de julho e oficializada, com a aprovação de seu estatuto, a Associação 3’K-Xolas de Profissionais da Cultura, uma entidade sem fins lucrativos que reunirá profissionais dos mais variados segmentos do setor cultural, a fim de criar mecanismos para intermediar trabalhos e oferecer serviços, gerando renda e sustentabilidade aos seus associados, por meio de convênios com municípios, instituições privadas e do terceiro setor, e pessoas físicas.

Sua primeira diretoria ficou assim constituída: Jone Schuster, presidente; Karine Pissatto, vice-presidente; Camila Marca, primeira secretária; Diane Sbardelotto, segunda secretária; Franciéli Pasa, primeira tesoureira; Laureano Júnior, segundo tesoureiro; Marcos Hörst, Josiane Ferreira e Ânderson Kreuz, conselho fiscal; e Tatiane Fridres, Ramon Guarda Coser e Fernando Brambilla, suplentes.

De acordo com seu presidente, Jone Schuster, “além da natural ‘vocação cooperativista’, a 3’K-Xolas pretende divulgar e pulverizar a Cultura, realizando ações para a comunidade, valendo-se do potencial de seus associados para promover e oferecer espetáculos, mostras e intervenções artísticas, oficinas, treinamentos, consultoria e palestras, de forma gratuita ou em parceria, além de eventos de cunho social, democratizando o acesso à Arte com a realização de iniciativas culturais em bairros e comunidades rurais”.

Outro fator importante, segundo o presidente, é a necessidade da classe cultural estar se reunindo para debater, estudar e entender a Política Pública de Cultura em suas mais variadas instâncias (Federal, Estadual e Municipal), além de buscar alternativas de realizações através da participação com projetos em editais de incentivo públicos e privados disponíveis ao longo do ano. Os objetivos da entidade também flutuam entre o Turismo, a Preservação ao Meio Ambiente e as Ações Sociais, e pretende criar uma cadeia de colaboradores, visando descontos no comércio e ofertas de serviços profissionais por um preço diferenciado, a fim de oferecer aos seus associados uma série de vantagens e benefícios, incentivando o desenvolvimento e a concretização da economia solidária em seu meio de atuação.

Formada por profissionais de diversas áreas da Cultura, tais como Arquitetura, Artes Plásticas e Visuais, Artesanato, Audiovisual, Circo, Cultura Digital, Dança, Design, Fotografia, História e Patrimônio, Literatura, Moda, Música e Teatro, por exemplo, a Associação 3’K-Xolas de Profissionais da Cultura nasce com um lema fundamentado em três preceitos básicos para qualquer cidadão, mas que caracterizam exatamente o anseio do profissional que vive de sua Arte e contribui para o desenvolvimento cultural de sua sociedade: a Liberdade de Expressão, o Respeito e a Dignidade.

Um comentário:

  1. Precisamos cada vez mais divulgar para cada pessoa, de todas as idades, de todas nacionalidades, credos de todas faixas etárias... a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia matéria sobre o tema em: http://valdecyalves.blogspot.com/2010/12/direitos-humanos-declaracao-universal.html

    ResponderExcluir